Saiba mais sobre Retífica de Motores:
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Fonte: Aparem - Associação Paulista de Retífica de Motores |
As peças internas do motor,
quando em funcionamento, estão em constante
atrito, sujeitas a grandes esforços e trabalham
sempre em alta temperatura.
Todos estes fatores contribuem para o
desgaste das peças. É um processo considerado
normal e faz com que após determinada
quilometragem de uso do veículo, geralmente
acima de 200.000 km, torne-se necessário a
retífica do motor...
Os principais
sintomas que apontam para a necessidade de se
retificar um motor de combustão interna
(gasolina, álcool ou diesel) de um veículo
são... |
1) Alto consumo de óleo
lubrificante
2) Excesso de fumaça
sendo expelida pelo escapamento
3) Baixa potência
4) Alto consumo de
combustível
5) Motor trabalhando
superaquecido
6) Fortes barulhos vindo
do motor |
Outros fatores podem determinar a retífica,
antes do tempo, como: motor trabalhando
superaquecido; quebra da correia dentada (em
alguns motores); falta de óleo lubrificante, ou
com baixo nível, ou ainda, o péssimo costume de
alguns motoristas de apenas completarem o nível
do óleo, mantendo o óleo velho por longos
períodos de uso, a mania de "descansar" o pé
esquerdo sobre o pedal da embreagem, sair com o
motor ainda frio, e evidentemente, a falta de
manutenções preventivas. |
A retífica pode ser completa ou parcial.
Costuma-se dizer, por exemplo, retificar a parte
de baixo, que significa restaurar a parte do
bloco, que inclui camisas dos cilindros,
virabrequim, pistões e bielas; ou retificar a
parte de cima, o cabeçote: válvulas, guias,
sedes e a substituição do comando de válvulas
(na maioria dos motores atuais o comando de
válvulas trabalha no cabeçote, e em outros, no
bloco). |
Um profissional qualificado e idôneo, através
de um exame criterioso do funcionamento do
motor, o orientará sobre a melhor solução de
retífica.
Para um melhor entendimento, descrevemos
abaixo as etapas do trabalho de uma retífica de
um motor: |
1 - RETIRAR O MOTOR DO VEÍCULO |
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Motor em Linha |
Cilindros Opostos |
Motor em "V" |
Lavagem
química para retirada de óleo e limpeza das
peças;
Inspeção e seleção das peças em bom
estado a serem reaproveitadas;
Pulverização
das peças selecionadas com óleo anti-ferrugem. |
É o componente que agrupa
todas as demais peças da parte baixa do
motor.
Retificar e brunir (uma espécie de
polimento) os cilindros (local em que trabalham
os pistões).
Este trabalho consiste em
recuperar os cilindros, deixando-os numa medida
imediatamente superior, ou, em alguns casos,
passando-os novamente para a medida Standard,
com as devidas folgas para o perfeito
funcionamento dos pistões e anéis. Retrabalhar o
berço de alojamento da árvore de manivelas
(Virabrequim). |
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São os êmbolos
responsáveis pela aspiração da mistura
ar/combustível, pela compressão desta mistura,
que recebe a força da explosão da mistura e que
expulsa os gases queimados.
Os pistões
poderão, após rigoroso exame e medição, serem
eventualmente reaproveitados.
No entanto, o
mais correto é substituí-los por novos.
Os
anéis, que trabalham instalados nos pistões,
precisam sempre ser substituídos. |
São os braços que
transmitem a energia gerada na câmara de
combustão para o virabrequim.
As bielas
precisam sem testadas em uma máquina chamada
Magnaflux(*), para identificar se possuem
trincas externas ou pontos de fadiga que poderão
fazê-las quebrar ou entortar.
Também deverão
ser verificados os alinhamentos, substituir as
buchas e bronzinas. No caso das bielas serem
recusadas no teste de qualidade, deverão ser
substituídas. |
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6 - VIRABREQUIM ou ÁRVORE DE
MANIVELAS |

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Deverá ser feito um teste
de magnaflux para verificar se não há trincas no
virabrequim.
Após aprovado, o virabrequim
passará por uma retífica de seus colos de bielas
e de mancais (as partes que são apoiadas no
bloco e que receberão as
bielas).
Posteriormente, será feito um
polimento nestes colos, para um perfeito
assentamento das BRONZINAS, que são
pequenas peças, com o formato de semicírculo, e
que servirão de pista de rolamento entre as
partes, protegidas por um filme de óleo
lubrificante. |
7 - COMANDO DE VÁLVULAS ou EIXO DE
COMANDO |
O comando de válvulas
executa a tarefa de, sincronizado com o
funcionamento do motor, abrir e fechar as
válvulas de admissão e de escape. É feito um
teste de magnaflux para detectar possíveis
trincas e verificado os seus cames (ressaltos),
quanto a sua altura e angulação.
No caso da
peça ser aprovada, será feita uma retífica nos
colos centrais; em caso contrário, deverá ser
feita a sua substituição. |
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Teste
hidrostático;
Jato de micro
esfera.
Plainar base.
Substituir guias das
válvulas de admissão e escape.
Retificar
válvulas de admissão e escape.
Esmerilhar
válvulas e montar.
Retificar sedes de
admissão e escape. |
Retificar
ponta dos balancins;
Retificar tuchos das
válvulas;
Retificar volante do
motor;
Recondicionar bomba de óleo;
Lavagem
fina para montagem;
Montagem completa
(motor);
Funcionamento do motor em banco de
provas;
Pintura do motor e embalagem.
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Montagem de
todas as peças, seguindo as especificações dos
fabricantes.
Teste do motor em
dinamômetro.
Pintura do motor.
Montagem do
motor no veículo.
Afinação final, seguindo o
"check-list" de reinstalação do
veículo.
Teste de rua e entrega do veículo ao
proprietário. |
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